terça-feira, 20 de outubro de 2009

Modelo Reduzido 3

Após a revisão das dimensões das peças, na qual vários erros foram corrigidos, partiu-se para o modelo final, na mesma escala 1:5, com a sofisticação adicional de se utilizar duas espessuras de papel Paraná diferentes, para reproduzir em escala as espessuras de 6mm e 10mm do compensado.

As fotos legendadas dão os passos da montagem.


Montagem inicial do casco com instalação das anteparas transversais. O banco foi realocado para evitar o corte da antepara central no cruzamento com a antepara longitudinal



O fundo é instalado. Notar a emenda e todas as marcações das iterseções entre as peças. O bacalhau do fundo é interrompido para a caixa da bolina e canaletas de drenagem laterais



Vista para a proa, com marcação do acesso ao compartimento
de depósito e interseção com as anteparas longitudinais


Os diafragmas/espaçadores da antepara longitudinal foram instalados



Montagem da antepara longitudinal



Instalação da caixa da bolina e do seu enrijecedor. Notar aberturas para guarda dos remos.


A montagem transcorre sob o olhar atento do representante da fiscalização


Instalado o banco. Colagem dos verdugos laminados.



Colagem da chapa inferior do convés frontal (t=12mm). As abas para trás servirão de apoios
para a emenda com o convés lateral. A dimensão no modelo estava com a largura errada



Vista do fundo, com a quilha dupla e a abertura para passagem da bolina



Vista superior. Notar a emenda do costado servindo de batente para o diafragma frontal. A abertura do mastro teve que ser relocada com a adição de um bacalhau. A chapa superior do convés frontal ainda não está instalada.




Detalhes das extremidades dos remos





Colagem das peças do remo




Arranjo das peças avulsas no casco. Notar os remos encaixados nas aberturas da antepara central e o espaço para acomodação na proa da bolina e leme/cana/extensão (usando também uma das aberturas da antepara central). A segunda chapa do convés frontal já está no local




Outra visão das peças acomodadas no modelo, com mastro, retranca e carangueja (estas últimas com a espessura de 8cm em vez de 7cm porque foram feitas com tubo de alumínio de sucata).



Vela de papel cortada no formato necessário, antes e
depois de "costurar" a prega que lhe dá concavidade



Vela completa com retranca, carangueja e reforços nos cantos e forras de rizo



Barco completo montado, com adriça e burro.
Falta o fechamento do convés lateral e a escota da vela

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