segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Construção do Barco 2

Vista superior do barco com todas as ripas de apoio do convés frontal devidamente coladas.  Notar a roda de proa em epoxi já "esculpida" e o verdugo já instalado.  Há um início de preocupação com o acabamento do encontro dos verdugos na proa.  Mais atrás, sargentos em ação, colando apoios para o convés na antepara longitudinal.



Vista inferior do banco e do convés frontal.  O primeiro recebeu um reforço para compensar uma emenda feita no topo da caixa da bolina.  O segundo recebeu uma peça de madeira para permitir a instalação eventual de um cunho na proa.

Corte das peças de madeira que irão compor o remo: a central e as duas menores que irão engrossar e dar massa ao remo.





Caixa de bolina durante o seu processo de colagem no banco e na antepara central.  A caixa de bolina é formada por duas peças de 2cm x 4,5cm instaladas entre duas chapas de compensado de 12mm (laminado a partir de chapas de 6mm).





Detalhe do pé do mastro, onde não falta resina epoxi.  A moldura só será colada na hora em que for feita a verificação da verticalidade do mastro.





Vista da parte anterior do banco, com a caixa da bolina instalada e seu enrijecedor também em posição.




Ensaio de montagem a seco do convés.  Todas as peças do convés foram cortadas  "in situ" .  Há um dente no convés lateral, na altura do banco, que será uma emenda.  Neste ponto, as duas peças se superpõem uns 2cm para permitir um ajuste perfeito da junta, na hora do fechamento do convés.





O  barco foi virado para o acabamento do fundo, antes do fechamento final do convés.  A primeira e mais difícil e cansativa operação foi o corte da sobra da caixa da bolina, executada com serrote convencional e lixadeira.





Acabamento das arestas da proa, como preparação para a fibragem externa.  Os verdugos também foram lixados em sua face inferior para nivelar as 3 chapas de 6mm usadas na laminação.





Fibragem externa de todas as arestas do casco, de proa a popa e fibragem do fundo, para melhor conservação e durabilidade, com tecido de fibra ortogonal, com densidade estimada de cerca da metade da densidade das fitas colocadas nas arestas.





Instalação do gancho para reboque e das quilhas paralelas, que foram coladas sobre o fundo.  Estas quilhas funcionam como vigas apoiadas no espelho de popa, na antepara do banco, no enrijecedor da caixa da bolina, na antepara de proa e no costado.  Elas enrijecem o fundo, que pode ser feito com chapa de 6mm e servem como patim para evitar danos ao fundo quando o barco for arrastado pelo chão.  A seção transversal final, de cedro laminado, resultou em 2,5cm x 2,5cm aproximadamente, fora a espessura do fundo.





Corte e acabamento das extremidades de proa das quilhas.





As extremidades da popa também receberam um  arredondamento.


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