sexta-feira, 26 de março de 2010

Avaliação do Projeto

Ao longo da construção do barco, todas as despesas e o tempo gasto na construção foram contabilizados, mesmo o tempo consumido nas etapas que foram abandonadas ou desfeitas ou no trabalho para corrigir algo que tinha sido mal feito.

Dentre as despesas relacionadas, estão as ferramentas elétricas e manuais que eu não possuia e coisas como revisão de máquina de costura, agulhas, jogo de lâminas para serra tico-tico e lixas de disco e de fita que não foram consumidos apenas com este projeto e que seriam, em princípio, amortizáveis em outros projetos futuros.

Na tabela abaixo estão relacionadas todas as despesas feitas em função da construção do barco.   Não houve muita preocupação em pesquisar os menores preços.  A ênfase sempre foi na rapidez da construção, de modo que o que era encontrado mais fácil ou mais perto era comprado, mesmo que não fosse o mais barato.


Ao final da tabela, foi feita uma estimativa por alto das despesas com ferramentas que, abatido do total geral, dá o custo aproximado dos materiais gastos no barco, em torno de  R$ 3.800,00.

A próxima planilha relaciona todas as horas de trabalho gastas por uma dupla de carpinteiro de primeira viagem com um ajudante extremamente experiente.


 Observa-se que o barco foi construído em 81 dias de trabalho, nos quais foram trabalhadas 349 horas, perfazendo uma média de 4h e meia por dia trabalhado.
Imagino que outra dupla, em que todos tenham experiência prévia, consiga melhorar este tempo.  Muitos problemas e indefinições exigiram interrupções para serem resolvidos.  Algumas técnicas ou estratégias acabaram sendo substituídas por outras, mais eficientes, ao longo da construção. Algumas soluções foram alteradas, exigindo pequenas modificações no projeto.

Para cada problema surgido, o Tom apresentava pelo menos 5 soluções, das quais 3 eram muito práticas e criativas.  Não há erro possível com um professor como esse.  Como aluno de carpintaria, posso afirmar que me tornei um viciado em madeira e não imagino por quê gastei 60 anos de minha vida sem começar a fazer isso antes.

Já estou começando a pensar no próximo barco...

Nenhum comentário: