quinta-feira, 25 de março de 2010

Teste na Água

Mesmo antes da instalação do leme, o barco foi testado na piscina para verificar se as características previstas relativas à segurança haviam sido obtidas. Para isso, o barco teve que ser transportado para o térreo, onde fica o tanque de provas.  Foi necessária a entrada do barco na sala de estar, para fazer a curva até a escada.



Aqui, o barco desce, carregado em triunfo, na direção da glória.
Momento exato em que o barco entrou em contato, pela primeira vez, com o seu elemento.
Não é  que ele flutua mesmo?

Com a vela içada, o barco parece flutuar ...no ar!

À vela, com dois tripulantes a bordo: o projetista e a designer.


Preparação para o teste de desviramento. Observar que o barco flutua praticamente  fora d'água, com apenas uma parte do costado imersa. Notar também que a popa fica fora d'água, tornando mais fácil o giro do barco para ser desvirado.  O mastro de madeira e as vergas de bambu tornam impossível o emborcamento completo do barco, durante uma velejada.  O mastro está impedido de se soltar do casco pela adriça e pelo cuningham, ambos fixados ao casco.


Preparação para subir na bolina e desvirar o barco.



Após o desviramento, o cockpit está praticamente seco. Estimo que haja cerca de 5 litros no interior.  Na água salgada, o esperado é que este volume seja ainda menor.

A volta para o barco é pelo bordo lateral, facilitada pelo fato de que o adernamento reduz a altura do costado a ser vencida.  A subida pela popa foi tentada mas é muito mais difícil pela maior altura a vencer e pela existência de aresta viva no espelho de popa.  A subida deve ser sempre feita pelo bordo.  O tempo necessário para um único tripulante desvirar o barco e subir a bordo é da ordem de 2 minutos.


Remando, com dois tripulantes, popa e proa ainda ficam fora d'água.


Subindo no barco, depois de emborcá-lo totalmente (180°)e desvirá-lo de novo.

Um comentário:

Cynthia disse...

Agora só falta o teste no piscinão (Baía de Guanabara) e chegar ao destino - Ilha de Paquetá. Estamos torcendo.
Beijos dos amigos paquetaenses.
Cynthia, Patrícia, Rafael, Vitória