A foto seguinte mostra a posição das peças fêmeas para a articulação do leme. Note que a peça inferior teve que ser cortada para ser acomodada no local previsto,
O toque final foi a programação visual do nome e logotipo da embarcação, seguindo desenho feito por minha filha, futura designer gráfica, como mostrado abaixo.
Na prova de piscina, observou-se que o mordedor da adriça se soltava de vez em quando, aparentemente porque o cabo sob tensão chegava no mordedor ligeiramente inclinado. Dentre várias soluções pensadas, optou-se por adicionar uma alça plástica entre o moitão e o mordedor, impedindo a subida do cabo. Esta modificação foi feita nos dois mordedores do convés. A foto a seguir mostra dois sargentos cuidando da colagem de uma peça de madeira por trás, para aparafusar os parafusos externos de fixação das alças (ainda levantados, na foto). Os parafusos internos já estavam presos nas peças de reforço do furo para o mastro.
O último complemento instalado foi um par de válvulas para drenagem da água embarcada que foram instaladas no espelho de popa, uma de cada lado. Infelizmente, constatou-se posteriormente que as válvulas são muito mais eficientes para alagar o barco do que para esgotá-lo. Elas não fecham bem ajustadas quando a pressão é pequena. Imagino que fechem pior ainda quando a pressão for grande. Na foto abaixo, são vistas as válvulas. Elas foram compradas no site da Duckworks e são chamadas Seadog Scupper Valves. Cuidado!
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