quinta-feira, 25 de março de 2010

Complementos

Finalmente, depois de muita espera, chegaram as ferragens do leme, que deram muito trabalho para instalar.  Primeiro, porque o leme é ligeiramente mais espesso do que a abertura da ferragem, obrigando a se escavar um rebaixo com formão no local de fixação.  Depois porque foi necessária uma pesquisa cuidadosa para definição deste local. Em princípio, seria importante afastar ao máximo as ferragens para aumentar o braço de alavanca.  Era preciso fugir das regiões ocas do leme, para não criar uma entrada dágua. Também era necessário evitar a interferência com o motor de popa e permitir uma fixação bem localizada na popa. Essa definição levou um dia inteiro.



A foto seguinte mostra a posição das peças fêmeas para a articulação do leme. Note que a peça inferior teve que ser cortada para ser acomodada no local previsto,


O toque final foi a programação visual do nome e logotipo da embarcação, seguindo desenho feito por minha filha, futura designer gráfica, como mostrado abaixo.


Na prova de piscina, observou-se que o mordedor da adriça se soltava de vez em quando, aparentemente porque o cabo sob tensão chegava no mordedor ligeiramente inclinado.  Dentre várias soluções pensadas, optou-se por adicionar uma alça plástica entre o moitão e o mordedor, impedindo  a subida  do cabo.  Esta modificação foi feita nos dois mordedores do convés.  A foto a seguir mostra dois sargentos cuidando da colagem de uma peça de madeira por trás, para aparafusar os parafusos externos de fixação das alças (ainda levantados, na foto).  Os parafusos internos já estavam presos nas peças de reforço do furo para o mastro.


O último complemento instalado foi um par de válvulas para drenagem da água embarcada que foram instaladas no espelho de popa, uma de cada lado.  Infelizmente, constatou-se posteriormente que as válvulas são muito mais eficientes para alagar o barco do que para esgotá-lo.  Elas não fecham bem ajustadas quando a pressão é pequena.  Imagino que fechem pior ainda quando a pressão for grande. Na foto abaixo, são vistas as válvulas. Elas foram compradas no site da Duckworks e são chamadas Seadog Scupper Valves. Cuidado!



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